segunda-feira, 15 de junho de 2015

Saiba como prevenir as doenças respiratórias em cães e gatos no inverno


As doenças respiratórias são as principais enfermidades que atingem cães e gatos nos períodos mais frios. Isso acontece porque as condições climáticas facilitam a disseminação de algumas partículas infecciosas. Em regiões onde o clima é seco esses fragmentos se mantêm suspensos no ar e, quando associados a um ambiente fechado e sem ventilação, auxiliam no desenvolvimento dos males. 


De acordo com a Dra Mariana Paranhos, veterinária da UCBVET Saúde Animal, os principais agentes causadores dessas doenças são os vírus e as bactérias. “As infecções mais comuns são a influenza felina e a tosse dos canis. Como não são consideradas zoonoses, elas não são transmitidas às pessoas”, explica. 

Segundo a especialista, as doenças podem ser prevenidas por meio da vacinação, que em animais adultos deve ser realizada anualmente. “Os cães e gatos jovens, idosos e os não vacinados são os mais suscetíveis, porém os mal nutridos de qualquer idade também podem desenvolver a enfermidade quando em contato com algum agente infeccioso”, afirma.  

Ela ainda ressalta que é importante manter os pets aquecidos. “As mudanças bruscas de temperatura merecem atenção. É recomendável sempre procurar um médico veterinário para que ele indique o tratamento ideal para cada caso”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário