segunda-feira, 8 de junho de 2015

Você sabe como agir caso seu pet engula uma planta venenosa?



Cães e gatos podem ingerir plantas venenosas seja por alguma disfunção digestiva, deficiência alimentar ou até mesmo distúrbios comportamentais. O pet ingere plantas para aumentar a motilidade gástrica e muitas vezes, se ele está entediado ou simplesmente por pura falta do que fazer.  Esse comportamento pode ser fatal, pois algumas plantas podem conter doses de toxinas levando o pet a óbito, muitas vezes em menos de 24 horas conforme alertam alguns estudos.

Segundo o Dr. Jose Roberto Souza Ribeiro, Diretor Técnico Veterinário da Health For Pet, "É importante não provocar vômitos sem que um médico veterinário oriente tal ação. Dependendo da planta ingerida os sintomas podem ser agravados caso o tutor induza o vômito no animal, já que algumas plantas são irritantes e cáusticas para a mucosa oral e esôfago". Então, o que fazer?

1. Assim que acontecer, lave com abundância a boca do animal. 

2. Não forneça leite, azeite ou qualquer outro alimento ao pet.

3. O ideal é lavagem gástrica, realizada somente por um veterinário.

4. Ir ao veterinário o mais rápido possível, e informar qual foi a planta ingerida pelo pet, levando sempre uma amostra se possível.

Antes de adquirir qualquer planta, certifique-se de que ela não é venenosa.  Cultive em casa plantas e sementes próprias para pets, algumas delas são comercializadas em pet shops.


Nenhum comentário:

Postar um comentário