sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Animais adotados devem passar por exames após conhecer o novo lar


A adoção de animais tem sido defendida pelo poder público, organizações não governamentais e diversas instituições. Porém, o bicho de estimação que ganha um novo lar deve passar por uma série de exames de rotina, para checar, inclusive, se o mesmo é portador de alguma zoonose (doença transmitida pelo animal que atinge o homem). Não submeter o bicho a esses procedimentos pode custar-lhe a vida.

O organismo do animal possui mecanismos de compensação, e por um longo período de tempo pode ser que nenhum sinal seja observado pelo tutor. Quando alguma doença finalmente se manifesta, não é incomum que muito pouco ou nada possa ser feito.”, destaca Diogo Maia, veterinário patologista do Hospital Popular Veterinário de Realengo.

Ainda segundo Maia: "Hemograma completo, perfil bioquímico e exames de fezes e urina fazem parte de um procedimento padrão após a adoção do animal. Outros diagnósticos podem ser indicados, considerando a faixa etária: os animais idosos, por exemplo, devem ser passar pelo teste da Dirofilariose (verme no coração)".

Instituições como a Sociedade União Internacional Protetora de Animais (SUIPA) e a Sociedade Zoófila Educativa (SOZED) são tradicionais em abrigar animais abandonados, proporcionando-lhes lar, comida e assistência médica. O Hospital Popular Veterinário oferece parceria a abrigos e protetores, concedendo descontos para consultas, exames e cirurgias.

Serviço: Hospital Popular de Medicina Veterinária. Rua Professor Clemente Ferreira, 6, Padre Miguel-RJ. Contatos: 21 3468-6251 ou 2401-0254 ou  contato@hpmv.com.br Site: www.hpmv.com.br

Fotos: Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário