quarta-feira, 12 de julho de 2017

Gatos: Alimentação correta previne formação de bolas de pelos

Saiba como evitar que gatos engulam os pelos. Foto:  Pixabay
                
Os gatos são animais extremamente limpos e fazem sua higiene com sucessivas lambidas pelo corpo. Os gatos se lambem para se limpar e para remover pelos mortos, o único problema é que esses pelos viram uma bola de pelo depois que eles engolem.

As bolas de pelo formam o que chama-se de tricobezoar, que são formados por, além da bola de pelo, secreções gástricas, isto é o que o gato costuma vomitar, pois acumularam pelos no sistema digestivo, formando as “bolas de pelos”.

Foto:  Pixabay
Em alguns casos, quando o felino não as expele, pode ocorrer até obstrução intestinal e a necessidade de uma intervenção cirúrgica”, explica a Coordenadora da Comunicação Científica da Equilíbrio e médica veterinária, Bárbara Benitez.

Para o gato, expelir essas bolas de pelo através do vômito é melhor do que defecá-las, entretanto se ele tiver dificuldades em vomitá-las, deverá defecar, o importante é expelir a bola de pelo.

Os gatos costumam passar até duas horas diariamente se lambendo, então você pode imaginar a quantidade de pelo que ele acaba ingerindo”, complementa a médica veterinária.  Os mais afetados são os gatos de pelos longos, como os Persas. Por isso é fundamental que o tutor escolha um alimento específico para eles. “Uma dica é escolher alimentos que contenham óleo mineral e fibras, que estimulam a regulação intestinal e ajudam a evitar bolas de pelos”, explica Bárbara. 

A linha Super Premium da Total Alimentos, Equilíbrio, possui produtos indicados para prevenção das “Hair balls”. “Esses produtos são feitos especialmente para ajudar a lidar com esse hábito tão comum, mas que pode ser problemático, dos gatos”, finaliza Bárbara.



Nenhum comentário:

Postar um comentário